sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Embate Norte e Nordeste x Sul e Sudeste agita o Twitter - um post de concientização e protesto

No primeiro dia após a eleição de Dilma Rousseff (PT), que é mineira e filha de búlgaro, para a Presidência do Brasil, um embate regionalista tomou conta do Twitter. Milhares de usuários brasileiros trocaram provocações após a usuária Mayara Petruso (@mayarapetruso), insatisfeita com a eleição de Dilma, postar uma mensagem raivosa contra os nordestinos ainda na madrugada:
“Nordestisto não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”.

Para combater a xenofobia, os internautas já criaram um site, o http://xenofobianao.tumblr.com/, onde estão sendo postadas as mensagens consideradas ofensivas. Depois de tanta polêmica, a usuária Mayara Petruso encerrou a sua conta no microblog. Mas os internautas já trataram de criar uma conta falsa (@nordestisto), que posta sátiras e críticas às declarações dela.
Ainda na madrugada, o assunto rapidamente repercutiu na rede e tomou conta das conversas pelo microblog. Por volta do meio-dia, o termo ‘nordestisto‘, como a estudante de Direito se referiu aos nordestinos, era o terceiro termo na lista dos Trending Topics no Brasil (os termos mais usados pelos usuários), antecedido por #orgulhodesernordestino. Também na lista, ‘norte/nordeste‘ e ‘sul/sudeste‘.
O comentário foi logo repassado pelos seguidores de Mayara. Em poucos minutos, dezenas de usuários responderam em suas contas e entraram na polêmica, dando início a uma onda de postagens, tanto favoráveis quanto contrários à posição de Mayara, como pode ser visto abaixo.
De @roberto_william: Sulistas que acusam nordestinos de "eleger" Dilma foram os mesmos que elegeram Tiririca (nordestino também)
De @Evevys: Acho engraçado, o Sudeste elege Romário, Bebeto e Tiririca. Agora critica o Nordeste por votar em Dilma. #hipocrisia
De @felipecbotelho: Realmente é uma miséria ser nordestino: ter que ir à praia no feriado num ótimo clima, beber água de coco, respirar um ar puro.

De @caiohenriquens: #orgulhodesernordestino = #orgulhodeserverme

De @yurihls: #orgulhodesernordestino nos TT? o bolsa-familia ta dando internet discada agora?

De @HR_Xuxa: O Nordeste é um dos maiores câncer deste país...

De @fabiocampa: Os miseráveis e ignorantes do Norte/Nordeste, que sempre viveram de esmolas do estado, uma vez decidem uma eleição, VCS SÃO ESCÓRIA !!

De @Entaovousim: Chega de #farra com o #dinheiro alheio!!! Dinheiro de #SãoPaulo é de São Paulo e não do #Nordeste. #Federalismo #LutoBrasil

@Thata_Neri: Não acho que a culpa seja do #nordeste... e não é preconceito, mas acho que gente sem estudo não deveria votar...

De @douglashenrique: Em troca de #voto o #PT forneceu ao #Nordeste: Bolsa Família em dobro e no #Amazonas e #Para: Espelhos e Caixinhas de Fósforos
Muitos, no entanto, refutaram a divisão regionalista e escreveram mensagens contra as provocações.
De @LucasBapt: Que palhaçada esse negócio de Norte/Nordeste versus Sul/Sudeste. Somos todos brasileiros, e Dilma foi eleita por todas as regiões.
De @dudu_braga: Ai ai, em época de Copa do Mundo e carnaval todo mundo é brasileiro, depois da eleição é #nordestisto Norte/Nordeste x Sul/Sudeste.
De @gerivaldo: Para registrar minha indignação com a intolerância, tenho #orgulhodesernordestino
De @maguimaraes_ : É por causa dessas brigas Norte/Nordeste X Sul/Sudeste que o Brasil não vai pra frente. Ignorância predomina o país. #orgulhodesernordestino

De @VIVIAN_XXI VÍVIAN: Mayara Petruso usou o método de Hitler para mostrar todo seu preconceito e ódio.Do regime militar vem Brasil: Ame-o ou deixe-o

De @nan91: Se a Mayara Petruso não sabe, quase 30% da cidade de SP é habitada por pessoas do nordeste. Agradeça-os por movimentarem o lucro da cidade.
Da redação do DiariodePernambuco, com informações da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ;P o q vc quiser